Com a atual situação que estamos enfrentando, muitas pessoas passaram a aderir ao trabalho remoto ou “home office”, onde terão que trabalhar em suas casas, compartilhando ambientes e a estrutura com seus familiares.
Uma prática já conhecida de alguns, para outros é uma surpresa e, por não se tratar de um hábito, pode causar desconforto e um tanto de confusão.
Para que você se mantenha produtivo, focado e não crie pequenos conflitos em casa, vou dar algumas dicas para se adequar a essa modalidade de trabalho:
1- Faça acordos
Os hábitos, formas de trabalho e até mesmo os perfis de pessoas se organizam de formas diferentes. Criar um acordo com quem irá compartilhar o espaço, por exemplo, quando ser interrompido, quem usará determinado recurso da casa ou espaço, o silêncio durante chamadas de áudio e vídeo, podem ajudar a todos se organizarem e não atrapalharem uns aos outros.
2 – Mantenha a disciplina
Acordar no mesmo horário, almoçar, lanchar... pequenos ajustes são possíveis, mas cuidado para não flexibilizar e entrar no modo “férias”. Você gastará mais energia para se colocar em estado de produtividade.
3 – Crie rituais de “Abrir” e “Fechar” o escritório
Determine um horário para iniciar e terminar suas atividades diariamente e cumpra o “combinado” com você mesmo.
Nada de trabalhar de pijama, na cama, com a TV Ligada! No horário estabelecido, esteja arrumado, com o computador e seu material de trabalho pronto para ser utilizado em um local pré-estabelecido.
4- Crie metas diárias e semanais
Quando estamos na empresa, somos demandados externamente o tempo todo. Reuniões, apresentações, um cliente que chega, um colega que chama para uma conversa.
Em casa, temos mais liberdade para definir nossas agendas e atividades. O que parece o paraíso, pode ser um caminho para a improdutividade e gerar ansiedade pela falta de controle.
Definir o que você pretende iniciar e concretizar naquele dia ajudará a manter o foco e ter a sensação de missão cumprida. Para quem tem filhos, vale conversar sobre o momento e criar um cronograma de atividades e estudo.
5 – Programe pequenas pausas ao longo do dia
Ficar muitas horas na mesma atividade pode ser improdutivo, pois o foco começa a diminuir depois de 120 minutos de atenção. E se você se programar para parar determinada hora, evitará distrações e ansiedade com a hora do cafezinho. Apenas 15 minutos de pausa são o suficiente para relaxar e voltar com mais energia ao trabalho.
6- Mantenha a rotina de cuidados com a casa fora do horário de expediente
Sentar para trabalhar e ver a pia cheia de louça ou uma pilha de roupas para lavar pode ser uma “tentação” a parar a atividade que está fazendo.
Programe-se para deixar tudo organizado antes de iniciar o trabalho ou no dia anterior.
Crie também, uma agenda de organização de armários, de ambientes para os próximos dias, mas sempre fora do horário de trabalho.
7 – Movimente o seu corpo
O simples fato de sair para o trabalho ativa vários recursos internos, estados físicos e mentais. Como não é possível fazer isso com a quarentena, defina alguma atividade física para ativar o corpo. Existem aplicativos e canais no youtube que orientam atividades seguras, rápidas e que farão bem para o alívio da ansiedade, trarão energia e disposição para a rotina dentro de casa.
8 – Minimize as interferências
Ficar conectado às redes sociais, deixar os alertas do celular com som, deixar a TV ligada podem ser grandes vilões à sua produtividade e foco.
Quanto menos interferência tiver, melhor será.
Vale também tomar cuidado com o excesso de informações em relação à pandemia que reforçam o estado de medo, preocupação e ansiedade. Ficar informado sim, mas se contaminar com o desespero geral, não!
9 – Crie momentos de prazer em casa
Tenha programadas atividades que o tirarão do “modo trabalho” ao final do dia. Caso contrário, poderá cair na tentação de ficar trabalhando o tempo todo em casa e se tornar um profissional 24 horas. O que não é saudável para a mente e para as emoções.
Atividades conjuntas com as pessoas da casa, jogos, cuidar da casa, cozinhar juntos, fazer chamadas de vídeo com amigos. Tudo vale para quebrar a rotina e não sobrecarregar sua saúde mental.
10 – Cuide da sua mente
Nossos estados mental e emocional são determinantes para que tenhamos comportamentos positivos e produtivos em qualquer área da vida ou momentos que estejamos passando.
Muitas pessoas já conhecem os benefícios das práticas meditativas, do relaxamento, exercícios de respiração e afirmações positivas para que possamos lidar com o stress, a ansiedade, o medo e outras emoções.
Aderir a 5 minutos de prática diária podem trazer grandes resultados.
Com a quarentena e todos os desdobramentos que ainda não podemos prever sobre a saúde e economia mundial, mais importante ainda cuidarmos das nossas emoções, não somente para continuarmos produtivos no trabalho, mas também mantermos o estado de calma e centramento que ajudam na tomada de decisões e resiliência frente a situações que não tempo controle.
Com certeza, esse momento vai passar e os pequenos ajustes nos ajudarão enfrentar essa situação com saúde e bem-estar.
Bom trabalho e Fica em casa!
Marceli Amaral é Educadora Emocional – Atua há 20 anos conduzindo processos individuais e coletivos de alinhamento de objetivos, desenvolvimento de comportamentos e liberação de potencial de realização e criação de pessoas e organizações.
www.marceliamaral.com.br
Comments